ESEC Tamoios fará operação para remover coral invasor
Estação Ecológica de Tamoios, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), entre Angra dos Reis e Paraty, no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, vai realizar dia 12 de novembro a Operação Eclipse 2, para remover o coral-sol de área do interior da unidade.
 
Em 2013, a Operação Eclipse 1 retirou num só dia 12.033 colônias do coral-sol dos costões da Ilha Queimada Grande, em Angra. Desta vez, os gestores da unidade pretendem erradicar o coral invasor dos costões de uma das ilhas em Paraty. A ação busca chamar a atenção para o problema dos danos causados pela invasão do coral-sol na biodiversidade marinha da Baía da Ilha Grande.
 
Na nova operação, serão mobilizadas mais de 50 pessoas, com apoio do Ministério Púbico Federal (MPF) e participação de diversas instituições e operadoras de mergulho. O navio oceanográfico Soloncy Moura virá da base do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul (Cepsul), do ICMBio, em Itajaí (SC), especialmente para ajudar nesse trabalho.
 
O que é
 
O coral-sol é uma espécie exótica invasora que se alastra pelo litoral brasileiro, ocupando espaço das espécies nativas, matando corais endêmicos e causando desequilíbrio nos ecossistemas costeiros, como recifes rochosos e coralíneos. Já foi registrado em Santa Catarina, São Paulo, Rio, Espírito Santo e Bahia. Mas é no litoral fluminense, especialmente na Baía da Ilha Grande, que seu impacto é mais grave.
 
A Esec de Tamoios, segundo os gestores, apresenta o quadro mais crítico de infestação de coral-sol dentre todas as unidades de conservação (UCs) federais do País. Mesmo que a erradicação na Baía da Ilha Grande não seja possível, a estratégia de remoção mecânica dos corais invasores oferece um método eficaz para controlar a população, ao menos nesta UC, dando chance às espécies nativas de colonizarem seus costões rochosos.
 
Serviço:
 
Órgãos de imprensa que estiverem interessados em cobrir a Operação Eclipse 2 devem entrar em contato com os gestores da Esec Tamoios pelos e-mails Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelos telefones (24)3362-9885 e (24)3362-3343. Veja aqui