GT TJ CCT Capacidade de Carga Turística

Capacidade de Carga (ou de Suporte)

“Capacidade de Carga é a população máxima de determinadas espécies que uma área pode suportar sem reduzir sua capacidade de suportar essas espécies no futuro”.

O conceito de Capacidade de Carga (Carryng Capacity) surgiu nos Estados Unidos por volta de 1950, tomado emprestado da ecologia. O conceito foi inicialmente desenvolvido para manejo da fauna, baseado na noção de que um organismo só sobrevive dentro de limitada gama de condições físicas. Os primeiros estudos de CC surgiram na pecuária e foram utilizados pelos criadores que precisavam saber se o pasto que dispunham era suficiente para o número de cabeças e se a pastagem crescia em tempo de alimentar a todos incessantemente.

A dificuldade de usar amplamente o termo para “uso humano” é difícil uma vez que numa dada área ou região, a economia humana não ocorre isoladamente.

Por ter sua origem com base nas ciências naturais, o termo “capacidade de carga” sugere uma objetividade e precisão que não se pode assegurar no planejamento envolvendo atividades com seres humanos, uma vez que o processo de planejamento é dinâmico, relativamente imprevisível e suscetível a constantes ajustes e mudanças de rumo.

Capacidade de Carga Turística - CCT

"Capacidade de Carga Turística é o número máximo de visitas num determinado período de tempo (dia ou mês ou ano) que uma área pode suportar, antes que ocorram alterações no meio físico e social”.  (Elizabeth Boo, Ecotourism The Potentials and Pitfalls, 1990)

Tipos de Capacidade de Carga / Características

Ambiental: o número de visitantes que pode ser acomodado antes que se iniciem os danos ao ambiente ou ao ecossistema.
Econômica: o número de visitantes que pode ser recebido antes que a comunidade  local comece a sofrer problemas econômicos.
Física: o número de visitantes que um lugar pode acomodar fisicamente.
Operacional: o número de visitantes que podem ser atendidos pela infra-estrutura da localidade.
Perceptiva: o número de visitantes que um lugar pode receber antes que a qualidade da experiência comece a ser afetada negativamente.
Social: o número de visitantes acima das quais ocorrerá perturbação social ou prejuízo cultural irreversível.

O primeiro método, mais difundido e simples é o CCT, desenvolvido por Miguel Cifuentes, aplicado no Parque Nacional de Galápagos.

__________________________________________________
Links
- GT Trindade-Juatinga - Projeto
- GT Trindade-Juatinga - Contexto
- GT Trindade-Juatinga - Oficina 18 jan 2011
- GT TJ CCT - Histórico / Considerações
- GT TJ CCT - Métodos de Determinação
- GT TJ CCT - Método CCT Miguel Cifuentes