Novo Conselho Consultivo do Mosaico Bocaina toma posse na Sede da APA Cairuçu, em Paraty

No início de setembro foi realizada a 33ª reunião do Conselho Gestor do Mosaico da Bocaina de Áreas Protegidas. A reunião, que aconteceu na Sede da APA Cairuçu, em Paraty, teve como objetivo discutir propostas para o desenvolvimento e a preservação das áreas do Mosaico e empossar as organizações que integrarão o Conselho no biênio 2015-2017. Nova composição da coordenação colegiada do Mosaico também foi empossada.

Veja AQUI a nova composição do conselho do Mosaico Bocaina.

Na ocasião, foram apresentados algumas orientações para ações futuras: integração entre agentes, disseminação de boas práticas para o desenvolvimento sustentável (agroecologia e permacultura), fomento ao turismo de base comunitária, ordenamento territorial integrado, articulação institucional e intersetorial, gestão participativa e dinâmica, resolução de conflitos, criação de bases para revisão das Unidades de Conservação, entre outros.

O Conselho pretende atuar também na identificação das necessidades de povos e comunidades tradicionais, monitoramento da exploração do pré-sal e proteção da biodiversidade. As organizações membro deverão elaborar um plano de comunicação e planejamento estratégico para conduzir as atividades do biênio.

A gestão participativa do conselho consultivo do mosaico busca que a presença dos conselheiros não seja apenas representativa, mas acima de tudo, produtiva em debates promovido pelo poder público ou sociedade civil organizada. A renovação do Conselho Consultivo do Mosaico Bocaina fortalece a atuação da comunidade em seu território, ampliando as ações de conservação para além dos limites das Unidades de Conservação.

A próxima reunião do Conselho Consultivo do Mosaico Bocaina acontece no dia 26 de novembro, ainda com local indefinido.

Sobre o Mosaico Bocaina

O Mosaico Bocaina foi instituído pela Portaria MMA nº 349, de 11 de dezembro de 2006. O reconhecimento de um mosaico é feito pelos órgãos gestores das unidades de conservação. O território do Mosaico Bocaina reúne unidades de conservação, de âmbitos federal, estadual e municipal e suas respectivas zonas de amortecimento, localizadas no Vale do Paraíba do Sul, litoral norte do Estado de São Paulo e litoral sul do Estado do Rio de Janeiro, abrangendo: 14 municípios dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo; 18 Unidades de Conservação e suas zonas de amortecimento; 5 Terras Indígenas e 4 Quilombos.

A região integra o Corredor da Biodiversidade da Serra do Mar, um “hotspot”, uma das áreas mais ricas em biodiversidade em toda a Mata Atlântica. O território do Mosaico abriga importantes maciços florestais totalizando cerca de 222 mil hectares, sob condições especiais de manejo e proteção legal.

Saiba mais em www.mosaicobocaina.org.br

11951866 998347226883840 9035356864412090091 nNovos membros do Conselho do Mosaico Bocaina

11917782 998347933550436 3792358885284773800 n

Novos membros da Coordenação Colegiada do Mosaico Bocaina